Δημοτικό Σχολείο Σκοπέλου Λέσβου

Portugal 5th LTT

Os selecionados da mobilidade da Estrasburgo com as suas preferências:

Alunos e professores EUHARmonic prontos para mais uma aventura. Desta vez, a visita é ainda mais especial porque não é só a um país parceiro, é a Estrasburgo, a cidade da União Europeia em França. Os alunos felizardos são do 6. e 7. anos da Escola Básica de Apúlia : Inês Cruz, Maria Diogo Saldanha, Bruno e Rafael Soares.

Durante a mobilidade a Estrasburgo os alunos do projeto EUHARmonic tiveram a oportunidade de testar os seus conhecimentos sobre a União Europeia e os países membros através de um jogo: Eurodéfi.

De seguida partiram "À descoberta da Europa" numa caça ao tesouro pelo bairro europeu em Estrasburgo.

De tarde tiveram ainda a oportunidade de visitar o Memorial Alsace Moselle onde ficaram a saber a história da Alsácia durante a Segunda Guerra Mundial. Um dia em pleno para a formação de cidadãos europeus.

No dia 5 de fevereiro foi um dia muito especial: oportunidade única de conhecer o Parlamento Europeu e o Conselho da Europa.
Através das visitas guiadas ficamos a conhecer a história dos locais, o seu funcionamento e a sua importância na vida europeia.
Um dia inesquecível!

Parlamento Europeu

Conselho da Europa

Os testemunhos dos participantes

Esta experiência deu-me oportunidades únicas que vou levar comigo para o resto da minha vida.
O meu país foi o primeiro a chegar a Estrasburgo em frança e por isso tivemos muito mais tempo para conhecer a cidade.
O que eu gostei mais em toda a viagem foi ver a catedral à noite porque parece que cobre a cidade.
No segundo dia nós fomos conhecer mais sobre a Europa e jogamos um jogo muito divertido.
Também nesse dia nós fizemos uma caça ao tesouro mas era com os alunos dos outros países parceiros.Na parte da tarde visitamos o Memorial Alsace-Mosele.
No dia seguinte fomos ao Parlamento europeu e ao Conselho de Europa.
No último dia fomos visitar as cidades mais importantes da Alsácia. Eu gostei muito da cidade de Colmar pois é uma cidade bonita. O meu avô trabalhou lá construindo edifícios como a Estação de comboios.
Eu adorei a experiência e espero voltar lá em breve.
Bruno Soares

A minha viagem a Estrasburgo foi uma oportunidade única na vida. Pude descobrir coisas novas, explorar e viver aventuras novas. A viagem foi cansativa, mas quando cheguei lá vi que valeu a pena.
No primeiro dia fomos dar um passeio pela cidade. No segundo dia fomos fazer uns quis e caça ao tesouro. No terceiro dia fomos ao parlamento e claro que tínhamos que ir bonitos. No quarto dia fomos visitar as cidades perto de Estrasburgo. No quinto dia fomo-nos despedir da cidade com um pequeno passeio e depois fizemos as malas e fomos embora.
Lá a comida era boa, essencialmente pizas. Quando chegamos ao aeroporto a minha irmã veio abraçar-me porque estava cheia de saudades. Eu até queria ficar lá mais tempo porque eu não senti saudades nenhumas. Foi uma aventura divertida e diferente.
Beijinhos
Obrigada às professoras envolvidas no projeto
Inês Cruz

Estrasburgo é uma cidade pequena, mas incrivelmente bonita e simpática.
Foi a minha primeira viagem de avião, sem os meus pais.
Adorei o tempo, adorei o design das casas, os monumentos, o Parlamento Europeu - uma experiência única.
A população era simpática, muito atenciosa, principalmente nas lojas de lembranças que andamos a visitar.
A 1ª refeição que fiz foi o menos bom desta experiência, sabores diferentes e com bastantes legumes, mas todas as outras refeições compensaram este momento.
O convívio com os outros alunos, dos outros Países, foi espetacular. Trouxe conhecimentos do dia a dia deles, que nunca saberia se não tivesse estado neste convívio.
Adorei… fiquei com saudades logo no dia a seguir a nossa chegada… saudades das visitas, dos passeios, das brincadeiras a noite no quarto com a minha amiga e tenho muitas muitas saudades do chocolate, o meu já há muito que acabou.
Voltava a repetir, a viagem, os colegas que acompanharam e as Professoras - foram 5 estrelas connosco.
Obrigada pela oportunidade.
Maria Saldanha

Esta experiência proporcionou-me oportunidades únicas e será algo que levarei sempre comigo.
O meu país foi o1º a chegar a Estrasburgo na França por isso tivemos mais tempo para conhecer e admirar a cidade.
De tudo o que fiz durante a semana o que mais gostei foi a Catedral de Estrasburgo. Durante a noite uma luz iluminava a catedral e o monumento parecia cobrir toda a cidade.
No 2º dia foi quando a experiência sobre a Europa começou. Durante a manhã fomos a um dos edifícios do Conselho da Europa jogar um jogo
sobre a história Europeia chamado “Eurodéfi”. Portugal não conseguiu uma boa classificação mas foi muito divertido.
Também nessa manhã fizemos uma caça ao tesouro pela cidade onde tivemos de descobrir informação sobre a Europa.
Durante a tarde fomos visitar o Memorial Alsace-Moselle onde ficamos a saber que a Alsácia sofreu muitos problemas durante a 2º Guerra mundial, algo pelo que me interesso bastante.
No dia seguinte fomos ao Parlamento Europeu e ao Conselho da Europa dois edifícios muito importantes com factos interessantes, uma oportunidade única.
No último dia fomos visitar as cidades mais importantes da Alsácia. A cidade que gostei mais foi a cidade de Colmar pois é uma das cidades mais emblemáticas do Mundo.
O meu avô trabalhou lá construindo edifícios como a Estação de Comboios.
Outro facto interessante é que a cidade serviu de inspiração para a cidade do filme “A Bela e o Monstro”.
Eu adorei a experiência e espero voltar lá em breve.

Rafael Soares

Cultural Heritage Kit

O nosso scrapboard já está pendurado na sala Erasmus: