Δημοτικό Σχολείο Σκοπέλου Λέσβου

Portugal 6th LTT





Os selecionados da mobilidade da Grécia com as suas preferências:



Infelizmente, devido à pandemia em que vivemos e que nos impediu de viajar até à Grécia, esta mobilidade teve que ser alterada para uma mobilidade virtual. Mesmo à distância tivemos a oportunidade de estar em contato com os nosso parceiros da Grécia, Chipre, Croácia e Polónia e ficar a conhecer a linda ilha de Lesbos, que nos iria acolher. 


                                    A história do Ouzu

Iniciamos a nossa semana com uma visita guiada ao Museu do Ouzu na Destilaria Isidorou Arnavati em Plomari, Lesbos. A nossa guia, a Sra. Moutzouri, deu-nos a conhecer o mundo do Ouzo. 

"O Ouzo é produzido exclusivamente na Grécia e tem o anis como ingrediente principal. No entanto, de acordo com os dados estatísticos "O campeão da qualidade, quantidade e reputação é o Ouzo de Lesbos". Para a ilha, o Ouzo não é apenas uma bebida alcoólica, é uma tradição.
Em Lesbos existe uma tradição na produção de Ouzo, que começou em mea-dos do século XIX na zona de Plomari. Hoje, Lesbos produz 50% da produção total de Ouzo gre-go com 17 destilarias. Cada família em Lesbos que produz Ouzo tem sua própria receita secreta, o que significa que cada receita difere no tipo e na quantidade de ervas aromáticas usadas. Pode ou-vir o próprio Isidoros a falar sobre os seus segredos: https://www.theworldofouzo.gr/el/ouzo-plomari/ouzo-museum.php"




Escola: passado e presente
Museu dos Objetos Obsoletos

O principal objetivo do nosso projeto tem sido a preservação do património cultural e a nossa escola parceira da Grécia resolveu criar um pequeno “museu” na escola, o “Museu dos Objetos Escolares Obsoletos”.
No sentido de contribuir para este museu, todos os países parceiros fizeram as suas pesquisas e apresentaram os seus objetos obsoletos. Após muita pesquisa, que nos permitiu conhecer como era a escola em Portugal no passado. Além da pesquisa que fizemos na biblioteca da escola, tivemos ainda a oportunidade de conversar com os nossos avós sobre o assunto e a sua experiência muito contribuiu para o nosso trabalho.
Selecionamos a ardósia, ou lousa, como era mias conhecida, para integrar o Museu de Objetos Obsoletos.  




Open Lesvos - visita virtual às mansões de Lesbos
https://www.openlesvos.gr/


Para ficarmos a conhecer a ilha e as suas famosas mansões, a associação Open Lesvos, que se dedica à preservação destas belas casas, levou-nos em visitas virtuais a algumas das mais belas. 

Pyrgelia, pequenas torres, é o nome comum das mansões em Lesbos. Construídas inicialmente fora da cidade, a sua função era principalmente proteger pessoas, animais e bens. Uma torre foi constru-ída para servir de ponto de controle de qualquer perigo que pudesse ameaçá-los.
Devido ao aumento do comércio e de outras atividades económicas no início do século XIX e aos latifundiários e burgueses em busca de status social, as mansões começaram também a ser construí-das dentro da cidade. Essas mansões são conhecidas pelo nome dos seus proprietários, por exem-plo, Alamanellis, Fotiadis, Karapiperis e Niania.

As mansões possuem vários andares:
- rés-do-chão - usado como armazém
- o primeiro e segundo andares - divididos em duas salas ou apenas um espaço coeso; usado para as necessidades diárias; quartos para o pessoal da casa;
- quarto e quinto andares - áreas de receção que se transformaram em quartos para os proprietários.

Hoje em dia, algumas dessas belas mansões estão em ruínas devido à falta de investimento na sua proteção. Preocupada com esta situação, sendo os casarões um importante contributo para a beleza e carácter da ilha, está a Open Lesbos, uma equipa de guias turísticos, arquitetos e engenheiros, que desenvolve ações de sensibilização para o problema dirigidas ao público e às autoridades locais.

Pode conhecer o seu trabalho em: https://www.openlesvos.gr e até mesmo participar de um tour virtual pelas mansões: ex: https://www.openlesvos.gr/buildings/stoa-koutsouridi.



Gastronomia Grega

Para a nossa revista pesquisamos a gastronomia grega e ficamos a conhecer todas as delicias que iríamos saborear na nossa visita e que infelizmente não tivemos oportunidade de o fazer. 





Um questionário  e um jogo sobre a gastronomia grega: 

 - https://wordwall.net/pt/resource/9143182

 - https://matchthememory.com/greekcuisinegame



Kit do Património Cultural

No final da nossa visita já tínhamos o contributo para o nosso Kit do património Cultural.

Para adicionar ao nosso Kit de Património Cultural, escolhemos um jarro de água para representar a cultura da bela ilha de Lesbos, Grécia.
 
Com mais de 5000 anos, a olaria em Lesbos tem uma longa tradição na vida quotidiana da ilha. Os centros de olaria mais famosos são e sempre foram Mandamados ou Agiasos.
Devido à abundância de argila e à influência de artesãos da Ásia Menor, que emigraram para Lesbos, a olaria desenvolveu-se no território transformando a ilha num centro de cerâmica. 
Os jarros eram usados ​​para transportar vinho e azeite nos tempos clássicos e durante o período bizantino e depois, os jarros eram apenas decorativos.
Nos séculos XIX e XX os artesãos instalaram as suas oficinas na ilha de acordo com as necessidades e o solo argiloso.
Várias famílias tem oficinas de olaria desde o século XIX, aumentando gradativamente a produção e a variedade das formas cerâmicas. As famílias Kourtzi e Hatzigianni são provavelmente as mais antigas que continuam até hoje com uma arte incomparável.
Hoje, em Agiasos, ainda existem várias oficinas de cerâmica notáveis, não apenas de Agiasotes, mas também de artesãos de outras partes da Grécia.
Mantamados é conhecida pelos seus potes de barro - Mantamadiotika koumaria - que, graças às características do barro local, mantinham a água fresca.
Estes potes têm uma decoração simples com motivos tradicionais em lima branca.
A cerâmica é uma parte tão importante da cultura grega na ilha que amostras da arte da cerâmica e da cerâmica são exibidas nos Museus de Arte Popular e Coleções de Folclore da ilha.




Depois de uma semana intensa ficamos a conhecer Lesbos, a sua cultura e tradições, a riqueza do seu património em todas as vertentes, e conhecemos a simpatia dos seus habitantes. 

Para o efeito aqui está uma pequena apresentação da ilha: 


Lesbos -  a ilha

                                            


Lesbos é uma ilha localizada no nordeste do Mar Egeu. É a terceira maior ilha grega e a sétima maior do Mediterrâneo. Tem uma área de 1.630 km² com 320 km de litoral. A sua população é
aproximadamente de 90.000 habitantes, conhecidos como “Lesvioi”, um terço dos quais
mora na sua capital, Mitilene, no sudeste da ilha. A restante população é distribuída em pequenas cidades e aldeias.
 
Lesbos é um destino turístico, com as suas maravilhosas praias de areia branca e água morna.
É uma terra de história e cultura com as suas famosas mansões.
A Grécia é o lar dos ingredientes mais ricos do mundo porque o número de ervas e especiarias que crescem nas suas ilhas é impressionante. Portanto, os turistas também ficam maravilhados com a sua rica e variada gastronomia.
Lesbos é também a ilha do Ouzu. Embora o Ouzo seja produzido em toda a Grécia, o campeão da qualidade é o Ouzo de Lesbos. Ouzu é uma tradição.
 
Infelizmente, Lesbos também é mundialmente conhecida por uma das maiores crises humanitárias no mundo.
Refugiados da Guerra Civil da Síria fogem para Lesbos chegando em pequenos barcos arriscando as suas vidas.
O Campo de Refugiados da Mória foi construído para alojar cerca de 3.000 pessoas, mas já antes do incêndio, era o lar de mais de 13.000. Cerca de 1.000 são menores não acompanhados. 
Em 8 de setembro de 2020, houve um grande incêndio que destruiu o campo completamente. Entretanto, um novo acampamento já foi construído.
 
Os alunos e professores da Escola Primária de Skopelos em Lesbos são os nossos parceiros no nosso projeto Erasmus+.

Panfletos turísticos 

Seleccionamos alguns locais ou monumentos emblemáticos da ilha e que retratam a riqueza do seu património cultural, histórico e arquitectónico. Depois disso criamos panfletos turísticos para os dar conhecer a todos.



                                        


                                        



As opiniões dos nossos alunos

"O que mais me atraiu foi a gastronomia, com pratos coloridos e que parecem ter sabores muito diferentes dos portugueses. Também os edifícios nobres e antigos são bastante interessantes e gostava muito de conhecer melhor essa parte do património grego. 

Quanto à escola, fiquei curioso para saber se era parecida ou não com a nossa.

Quando soube que não íamos à Grécia, fiquei bastante dececionado, pois seria a primeira vez que eu iria, sem os meus pais, para longe de Portugal e estava muito ansioso por fazer esta viagem."

Adriano Lima

"O que mais me chamou a atenção foi a praia.O que gostei mais de ver foi  a comida. A escola é interessante.

Sinto-me muito mal por não ter ido por seria uma experiência que nunca ia esquecer. "

Inês Mouco






No comments:

Post a Comment